APA promove debate sobre os “Desafios dos próximos 50 anos de Política Pública de Ambiente”

No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Ambiente, que em 2021 foi dedicado à Restauração dos Ecossistemas. Em 2021, também se inicia-se a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas, uma iniciativa da ONU, que tem como objetivo a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo.

Em Portugal, 2021 é também o ano em que se comemoram os 50 anos da criação do primeiro organismo público de política pública de Ambiente, a CNA – Comissão Nacional do Ambiente.

Com este propósito, APA – Agência Portuguesa do Ambiente e o CNADS – Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, promoveu no dia 5 de junho, um debate sobre os “Desafios dos próximos 50 anos de Política Pública de Ambiente”.

Após cinco décadas de política de Ambiente, esta sessão online, teve como objetivo antecipar os compromissos comuns, aqueles que não podem continuar a ser adiados, através do testemunho de representantes nacionais, de empresários, de jovens e do poder político.

Este debate contou com a presença de:

  • Nuno Lacasta, Presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente;
  • Filipe Duarte Santos, Presidente do CNADS-Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável;
  • João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática;
  • João Wengorovius Meneses da BCSD Portugal;
  • Inês Campos, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
  • Inês dos Santos Costa, Secretária de Estado do Ambiente.

sessão online foi transmitida através da página do YouTube, da Agência Portuguesa do Ambiente.

Fonte: APA