COVID 19: A população mundial está a emitir menos 1 milhão de toneladas de CO2 por dia

Devido à pandemia de Covid-19, o mundo está a emitir menos um milhão de toneladas de dióxido de carbono por dia com a quebra no consumo de petróleo.

A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou esta semana um relatório segundo o qual a procura global de petróleo deve contrair-se este ano pela primeira vez desde 2009, devido ao Coronavírus.

Transpondo a quebra no consumo de petróleo para as emissões de dióxido de carbono (CO2) no primeiro trimestre, houve uma redução de emissões de cerca de 9,6 milhões de toneladas (equivalente a menos 1,4 vezes as emissões de Portugal em 2017).

Se à redução na procura de petróleo se juntar o abrandamento do consumo de carvão, as estimativas indicam que as emissões mundiais de CO2 podem reduzir-se este ano em cerca de 7%, um valor próximo do que o planeta devia atingir em 2020 com os esforços dos países para cumprir o Acordo de Paris sobre alterações climáticas.

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Ambiente indica que para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus celsius acima da média da era pré-industrial é preciso reduzir em 7,6% por ano as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), um número que este ano pode ser atingido devido à Covid-19.

Fonte: Agência Lusa