COP24 para as Alterações Climáticas – 2 a 14 de Dezembro de 2018

A 24.ª Conferência da Partes (COP24), da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, teve início no dia 2 de Dezembro em Katowice na Polónia.

O seu principal objetivo passa por implementar uma decisão que possibilite limitar o aquecimento global a 1,5ºC, no seguimento do acordo de Paris, aprovado em 2015, e alertar para a falta de ação de alguns países neste contexto.

As alterações climáticas são neste momento “o problema mais importante com que nos deparamos”, as emissões globais mundiais de gases com efeito de estufa voltaram a aumentar e os países continuam sem fazer o suficiente para combater esta problemática.

Os efeitos nefastos do aquecimento global são visíveis no ambiente, na saúde, na biodiversidade, na produção de alimentos e nas condições de vida, assim como, no aumento do nível do mar e na diminuição do gelo do Ártico, é por isso, urgente combater as alterações climáticas.

A COP24 decorre até dia 14 de dezembro, em Katowice. As novas tecnologias favoráveis ao clima, a população como líder da mudança e o papel da floresta são alguns dos temas a serem discutidos.

O resultado final deve ser uma decisão coletiva de rever todas as promessas climáticas até 2020.

Poderá acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos através do portal das Nações Unidas – clique aqui.