Comissão Europeia pretende redução das embalagens em 15% per capita até 2040

A Comissão Europeia apresentou, no dia 30 de outubro de 2022, medidas com o objetivo de eliminar as embalagens desnecessárias e promover as opções reutilizáveis e o uso de plásticos biológicos e compostáveis, tendo em vista uma redução na produção de resíduos em 15% até 2040.

As novas regras a aplicar, no que toca aos consumidores, irão assegurar a existência de diversas opções de embalagens reutilizáveis eliminando as que não são necessárias.

É também ambição do executivo comunitário a promoção do uso de plástico de base biológica, compostáveis e biodegradáveis, estabelecendo as aplicações onde esses plásticos serão realmente vantajosos em termos ambientais e também como estes devem ser gerados, eliminados e reciclados.

O principal objetivo da proposta apresentada, que terá de ser aprovada pelo Conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu, é o de reduzir os resíduos de embalagens em 15% até 2040 por Estado-membro per capita, relativamente ao ano de 2018, com operações de reutilização e reciclagem.

De acordo com as contas da Comissão, com a aplicação da proposta apresentada, seria possível atingir-se uma redução global dos resíduos na União Europeia em cerca de 37% comparativamente com a situação que teremos caso a legislação não seja alterada.

Se tudo se mantiver como está, a União Europeia irá registar um aumento adicional de 19% dos resíduos de embalagens até 2030, que no caso dos resíduos de embalagens de plástico significaria um acréscimo de 46%.

Cada europeu gera em média 180 kg de resíduos de embalagens por ano, sendo este um dos principais produtos que utiliza materiais virgens, tendo em conta que 40% dos plásticos e 50% do papel utilizados na União Europeia se destinam à produção de embalagens.

____________________________________________________________________________

Fonte: Água e Ambiente