A BioEconomia na Construção de Territórios Sustentáveis: Contributo do setor das Águas e Resíduos

A APESB – Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental encontra-se a promover a 19.ª edição do Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e as 12ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos (JTIR).

Este ano, uma vez que a realização do ENaSB e das JTIR será conjunta, serão debatidos temas de interesse comum aos setores das Águas e dos Resíduos.

Os setores das Águas e dos Resíduos são eixos fundamentais na sustentabilidade. A sua gestão é da maior importância para a qualidade do meio ambiente e, consequentemente, para a qualidade de vida das gerações presentes e futuras. Por esse motivo, o tema escolhido “A BioEconomia na Construção de Territórios Sustentáveis, visa analisar o contributo dos setores das Águas e Resíduos na sua relação com os recursos naturais, para a concretização das oportunidades inerentes ao desenvolvimento da BioEconomia.

O evento, que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal e do Instituto Politécnico de Viseu, realiza-se de 21 a 23 de outubro de 2021.

Estão previstas sessões plenárias, com a presença de convidados de referência, sobre temas estruturantes como:

  • A Neutralidade Carbónica e a Transição Energética nos Serviços de Águas e Resíduos;
  • A Resiliência dos Serviços de Águas e Resíduos em Contexto de Crise Sanitária;
  • A Inovação nos Serviços de Águas e Resíduos;
  • Serviços de Águas e Resíduos: Uma Ponte Com Outros Setores de Atividade;
  • O Papel dos Engenheiros no Desenvolvimento Sustentável.

O programa técnico inclui ainda um grande número de apresentações onde serão discutidos os desenvolvimentos técnicos as inovações científicas e as opções tecnológicas no setor da Engenharia Sanitária e Ambiental. Está ainda prevista uma exposição técnica durante todo o evento.

Consulte aqui o programa do evento. As inscrições são feitas através do preenchimento de um formulário online, que pode encontrar AQUI.

Fontes: apesbenasb